Especial Salão

Depois de um longo dia em Genebra, voltámos para Portugal com muitas histórias para contar*

Abarth 595 Pista

A Abarth deu a conhecer o novo 595 Pista no primeiro grande Salão Automóvel do ano em solo europeu. O motor 1.4 T-Jet de 160 cavalos coloca-o num patamar intermédio entre o "normal" 595 de 140cv e o 595 Turismo de 165cv. Segundo a marca, o 595 Pista chega dos 0 aos 100km\h em 7,3 segundos e consegue atingir os 216km\h. O novo Abarth recebe um novo sistema de escape Abarth Record, a suspensão traseira Koni e uma transmissão manual de 5 velocidades.

Artega Scalo Superelletra

A Artega apresentou, no Salão de Genebra, o Scalo Superelletra, nome que combina as palavras italianas "superleggera" (superleve) e "elletrico" (elétrico). Desenhado pelo estúdio italiano Touring Superleggera, começa por se destacar pelo seu habitáculo para três pessoas, com o condutor sentado em posição central - estilo McLaren F1, mas beneficiando de um muito mais fácil acesso, a fazer fé nas palavras da Artega. O Superelletra produz 1020 cavalos.

Aston Martin Valkyrie

O supercarro desenvolvido pela Aston Martin, em parceria com a equipe Red Bull Advanced Technologies, finalmente tem nome: Valkyrie. Revelado no ano passado, o modelo só chegará às ruas a partir de 2018 (se chegar a produção). O motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros debitará cerca de 1.000 cavalos e a velocidade máxima deverá rondar os 400km\h. Surgirá em duas versões: base e track-spec. A versão base irá oferecer performance balística combinada com praticalidade, enquanto a versão "mais desportiva" deverá estar disponível com toques mágicos...

Audi RS5 Coupé

Como todos sabemos, os modelos mais desportivos da Audi, os RS, nunca foram tão divertidos ou envolventes como os seus vizinhos da Baviera. Acabado de chegar, o novo RS5 Coupé, rival do BMW M4, curiosamente não causou muito alarido no Salão Automóvel de Genebra. Começando pelo motor, o fabuloso V8 de 4,2 litros foi substituído por um V6 de 2,9 litros twin-turbo com 444 cavalos de potência e 600Nm de binário. Claro que é modelo RS e, por isso, esperamos que seja bastante rápido: 0 aos 100km\h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 280km\h. Como todos os Audi, o RS5 tem tração integral e é mais rápido, mais leve e mais económico que o seu antecessor. E como todos os Audi, os opcionais nunca mais acabam e tenha cuidado com o que escolhe, porque tudo tem um preço.

BMW Série 4 (facelift)

A BMW revelou o renovado Série 4, com umas pequenas melhorias estéticas, novas opções para o interior, mais tecnologia e a oportunidade de ter, opcionalmente, o pack M Performance. Quanto à estética, o Mercedes Classe C Coupé é mais interessante e o Lexus RC parece mais moderno e extravagante. 
Os preços deverão começar nos 38.000 euros para o 420i RWD com caixa manual, mas aconselha-mos que opte pela automática, porque as caixas manuais da BMW...não são das melhores. O base 420d deverá começar nos 39.000 euros.

BMW Série 5 Touring

A gama Série 5 continua em expansão e agora com a introdução do Série 5 Touring. O rival do Mercedes Classe E Station e do Volvo  V90 foi apresentado no Salão de Genebra e já se encontra disponível para encomenda, com os preços a começarem abaixo dos 45.000 euros (quase 3.000 euros a mais que o normal Série 5 em que se baseia) e, com tanta gente a rodeá-la, nem nos deixaram tirar uma fotografia! Parece que vai ser um caso de sucesso.

DS 7 Crossback

Depois de se afastar da Citroen, a DS Automobiles marcou presença no Salão de Genebra com um protótipo de SUV de luxo (é o primeiro produto desenvolvido pela DS de raiz), que pertende rivalizar, se chegar a produção, com o Audi Q5. A potência combinada ronda os 300 cavalos e a DS confirma que deverá conseguir alcançar 60kms utilizando apenas o motor elétrico. Segundo a DS, outros motores deverão surgir quando o modelo chegar à produção, assim como os BlueHDi de 130 ou 150cv, os PureTech de 130 ou 180cv, destacando também o THP de 225cv.

A DS anuncia o sistema Connected Pilot, sistema de condução semi-autónoma, o Park Pilot (ajuda nas manobras de estacionamento), bem como o Night Vision, uma câmara de raios infravermelhos que otimiza a capacidade de detetar vários objetos à noite. Para um ainda melhor conforto, a DS Active Suspension avalia as irregularidades do piso, preparando a suspensão para lidar com o problema.

Ferrari 812 Superfast

A marca italiana Scuderia Ferrari mostrou o substituto do seu incrível F12. Chama-se 812 Superfast e a marca de Maranello anuncia que este será o último Ferrari a contar com o V12 atmosférico. O V12 de 6,5 litros do 812 Superfast debita 800 cavalos de potência e 718 Nm de binário. O tempo dos 0 aos 100km\h é de 2,9 segundos e a velocidade máxima é de 340km\h. A aerodinâmica foi melhorada e o 812 Superfast conta com um eixo traseiro direcional para melhorar a agilidade e o fator "diversão" nas curvas.

Honda NeuV

Já mostrado no CES (Consumer Electronics Show) o Honda NeuV apresenta-nos uma nova forma de deslocação. É o futuro carro citadino, com inteligência artificial e condução 100% elétrica. "Estamos a pensar em tração traseira", diz Jarad Hall à Auto Express, um dos homens responsáveis por este projeto. "Isto significa que será um carro pequeno fixe e desportivo, não algo engraçado e "fofinho". Com a ajuda do Honda Automated Network Assistant (HANA), o NeuV consegue personalizar a experiência de condução do condutor fazendo a leitura das suas emoções e sentimentos. Estranho? Sim. Típico japonês.

Kia Stinger

Arrojada foi a Kia em Genebra, que apresentou a sua nova berlina desportiva, o Stinger, automóvel que a Kia desenvolveu para combater... o BMW Série 4. O coupé da Baviera será agora confrontado com um novo rival oriundo da Coreia. Este novo Stinger é proposto com um motor diesel e dois a gasolina. O a gasóleo é o mesmo 2.2 de 202cv que se encontra no Sorento, e o menos potente a gasolina é um bloco de 2 litros com 250cv. A versão GT vem com um motor V6 twin-turbo de 3,3 litros, com 365cv de potência e 510Nm de binário. O tempo dos 0 aos 100km\h é de 5,1 segundos (V6 3.3) e a velocidade máxima ronda os 250km\h. A marca coreana contratou Albert Biermann, vindo da Divisão M da BMW para ser chefe dos testes de performance e condução do Stinger. Assim, este chefe alemão sabe uma ou duas coisas sobre como construir berlinas desportivas. A Kia ainda não confirmou preços para Portugal, mas espera-se que seja abaixo dos 50.000 euros. A relação preço/potência é um dos trunfos do novo Stinger.

Kia Picanto

A terceira geração do pequeno Kia Picanto segue a mesma linguagem de design que o seu irmão mais velho, o Rio. O novo estilo atrevido conseguiu desviar os olhares em Genebra e o seu interior é feito com materiais de melhor qualidade. O novo Picanto está disponível só com motores a gasolina, sendo que os preços (já confirmados) começam nos 12.219 euros para o 1.0 de três cilindros com 67cv na versão LX, até aos 16.420 euros para o 1.2 de quatro cilindros com 84cv na versão GT Line.

Lamborghini Hurácan Perfomante

O Hurácan Perfomante é uma versão mais potente, mais leve e mais rápida do pequeno touro enraivecido. O novo "rei" do Nurburgring (com um tempo de 6:52:01, é o carro de produção mais rápido a completar uma volta na mítica pista alemã, deixando para trás os 6:57:00 do Porsche 918 Spyder) recebeu alterações estéticas para concederem lhe estabilidade, e o seu motor V10 viu a sua potência aumentada para os 631cv.

Alpine A110

A sub-marca da Renault renasceu com a intrepertação moderna do icónico A110. O desportivo da Renault (ou Alpine como quiser chamar) foi desenvolvido para conceder charme francês em estilo coupé, aos admiradores do 718 Cayman. Pois, é verdade. A Renault pretende enfrentar um dos melhores desportivos atuais. Primeiro, o motor 1.8 litros turbo produz 250cv, cerca de 50cv a menos que o 718 Cayman, mas o A110 pesa pouco mais de uma tonelada, graças a uma carroçaria em alumínio. As prestações também são impressionantes. 0 aos 100km\h em 4,5 segundos (0,1 segundos a menos do 718 S) e uma velocidade máxima ainda não confirmada. Não se sabe bem como os petrolheads iram reagir, pois a utilização de um motor turbo no Cayman não foi lá muito bem recebida e o A110 segue o mesmo conceito. Mas, o problema será mesmo o preço. A Première Edition deverá custar 60.000 euros, mas, até agora, está bastante interessante.

Audi Q8

A Audi já tinha apresentado o protótipo Q8 mundialmente no Salão Automóvel de Detroit. Em Genebra um Q8 laranja foi mostrado ao público, com algumas alterações em relação ao azul mostrado em Detroit. Agora encontramos um Electrically Powered Compressor (EPC), o mesmo utilizado no SQ7, para o V6 TFSi twin-turbo. Como é moda agora, o Q8 Concept é um híbrido plug-in e consegue percorrer à volta de 60kms utilizando apenas o motor elétrico. A potência combinada ronda os 476cv, ótimo para ir de A a B a toda a velocidade e com a eficiência de um equivalente motor de quatro cilindros.


Bentley EXP 12 Speed 6e

O protótipo EXP 10 Speed 6 foi dado a conhecer em 2015 e este ano, em Genebra, a Bentley mostrou a versão descapotável. Aliás, este Bentley descapotável tem uns truques na manga. A marca inglesa estreia-se no mundo dos elétricos e o EXP 12 Speed 6e combina luxo com emoções de cabelo ao vento e consumo de combustível igual a... 0. Pois... já percebeu. Estará o mundo preparado para um Bentley totalmente elétrico? Vamos ver. 

Citroen C-Aircross

O substituto do C3 Picasso esteve em Genebra e chama-se C-Aircross. Pode ser ainda um protótipo, mas está perto da versão final. Podemos ver logo de início que este pequeno crossover segue a lógica dos "AirBumps", iniciada pelo C4 Cactus, quando surgiu em 2014. Deverá ser rival direto do Nissan Juke e do Opel Crossland X (também apresentado em Genebra), sendo que o C-Aircross partilha uma parte dos componentes tecnológicos com o seu primo alemão.

Honda Civic Type-R

O atual Civic Type-R é ágil, prático, rápido e faz temer rivais como o Volkswagen Golf R ou o Seat Leon Cupra. Apenas dois anos após o seu lançamento, a Honda já apresentou em Genebra o seu sucessor. Baseia-se na nova geração do Civic e é alimentado por um motor de 2,0 litros e quatro cilindros VTEC com 316 cavalos (mais 10cv que o atual) e 400Nm de binário. Como sempre a Honda "confia" numa caixa de 6 velocidades manual e na tração dianteira, pois Hideki Kakinuma, líder do projeto Type-R, diz que tração às quatro rodas não foi feita para um Civic. Com a objetivo de recuperar o recorde em Nurburgring, a Honda afinou a suspensão e os travões, para o tornar mais preciso em curva.

Hyundai i30 Wagon

Depois da sua apresentação em Espanha, o Hyundai i30 mostrou ser uma agradável proposta, num segmento em que o Kia Cee'd, Seat Leon e VW Golf se revelam os mais desejados. Com o mercado dos compactos familiares a encolher, devido ao aumento da procura por mais "chiques" SUV's, o i30 tem que ser um ótimo allrounder. A nova i30 Wagon combina espaço, bom preço e conforto. A bagageira tem uma capacidade de 602 litros (mais 134 litros que o Ford Focus SW!) e a versão Wagon tem mais espaços para os ocupantes nos bancos traseiros.

Hyundai FE Fuel Cell Concept

A Hyundai à já algum tempo que tem dado algumas pistas acerca de um novo SUV alimentado a hidrogénio. Em Genebra, a marca coreana apresentou o Hyundai Future Eco (FE) Fuel Cell Concept, substituto do Tucson Fuel Cell. A estética é limpa e aerodinâmica e a Hyundai informou que foi inspirada em...água, curiosamente a única "substância" que o FE Fuel Cell emite. O FE Fuel Cell poderá aparecer por volta de 2018 e, mesmo que isso não venha a acontecer, mostra que Hyundai irá apostar num futuro muito ecológico.

Mclaren 720S

Substituto do 650S, o novo membro da Super Series da marca britânica Mclaren conta com muitos argumentos para se destacar e "sair da sombra" do fantástico Ferrari 488 GTB. 
O motor V8 twin-turbo de 3,8 litros foi trocado por um V8 twin-turbo de 4,0 litros com 711cv e 770Nm de binário. O tempo dos 0 aos 100km\h ficou-se nos 2,9 segundos e a velocidade máxima nos 341km\h. A estética pode fazer torcer o seu nariz, mas cada detalhe foi pensado para que o 720S atravesse o ar mais suavemente possível.

Mercedes-Benz AMG GT Concept

O (possível) substituto do CLS causou boas impressões no salão suíço. O Mercedes AMG GT Concept deverá competir com o Porsche Panamera, carro que tem causado sensação e que tem revelado números impressionante de vendas. Esta nova superberlina de quatro portas é alimentada por um motor V8 de quatro litros que, em conjunto com um motor elétrico, concedem-lhe 805cv. Para conceder mais tração, o AMG GT Concept utiliza o sistema de tração às quatro rodas 4Matic.

Opel Crossland X

Pode parecer estranho a introdução de um novo mini-SUV (neste caso um CUV (Crossover Utility Vehicle)) na gama da Opel, quando já existe o Mokka X. Mas o Crossland X foi desenvolvido com o ambiente urbano apenas em mente e, ao contrário do seu irmão, paga Classe 1 nas portagens. A capacidade de bagageira de 410 litros é ótimo, mais 70 litros que o seu rival Peugeot 2008 (irão partilhar a mesma plataforma) e o espaço no interior é bom. 
Umas das opções disponíveis neste novo "CUV" serão os faróis em LED adaptativos, o head-up display, carregamento de telemóveis wireless (por indução), travagem de emergência com deteção de peões e reconhecimento de peões, ou o OnStar, que pode transformar o Crossland X num hotspot Wi-Fi. 

Os motores disponíveis no Crossland X serão três a gasolina e dois diesel. O 1.2 Turbo a gasolina, com 110cv, é a nossa escolha para quem apenas conduz na cidade, mas, se fizer muitos quilómetros, em especial na auto-estrada, opte pelo 1.6 Diesel de 99 ou 120cv. Os preços começam nos 17.900 euros.

Opel Insignia Sports Tourer

A nova geração do Opel Insignia é um enorme passo em frente para a marca alemã. A carrinha Sports Tourer, assim como a berlina, foi apresentada em Genebra e ambas partilham a mesma plataforma E2 da GM. Também se tornou mais prática, com uma bagageira mais volumosa, atingindo agora um máximo de 1640 litros, mais 100 litros que a anterior geração. A nível de motorizações, as versões mais populares deverão ser o 1.6 CDTI de 110 e 136cv, mas as duas grandes novidades estão nos motores a gasolina, com especial destaque para o novíssimo 1.5 Turbo com 165cv. Iremos dar mais detalhes sobre esta nova carrinha muito brevemente.

Porsche 911 GT3

O renovação do Porsche 911 acaba com a introdução de um novo GT3. O 911 991.2 GT3 é mais potente, mais rápido e mais focado em pista do que nunca. Agora vem equipado com uma caixa manual de série (não disponível em Portugal, algo que podemos confirmar no configurador da Porsche, onde pode configurar o seu Porsche de sonhos) e o motor que utiliza é o mesmo do GT3 Cup, um 4,0 litros de seis cilindros com 500cv. O tempo dos 0-100km\h é de 3.9 segundos (manual, 3,4 na PDK) e a velocidade máx. ronda os 317km\h. Os preços começam nos 205 000 euros.

Porsche Panamera Sports Turismo

Quando se pensa no nome "Porsche" rapidamente associamos um desportivo puro e duro. Mas, em 2017, a Porsche apresentou um conceito radical: um Porsche... carrinha. Parece algo controverso, mas pense bem: a Panamera Sports Turismo é uma carrinha para famílias com pressa.
Os motores da Sports Turismo são os mesmo do Panamera normal, variando entre o Panamera 4 ST com 330cv a custar 118.746 euros, e o topo de gama Turbo ST com 550cv e a custar 195.324 euros.

Range Rover Velar

O Velar vem ocupar um espaço vago entre o compacto Evoque e o Range Rover Sport. Conta com uma estética bem apelativa e moderna, com linhas suaves e fluidas que marcam a diferença face a qualquer outro Range Rover. Há uma clara aposta ao nível da dinâmica. Assim, o Velar apresenta um estilo desportivo mas consensual, bem agradável. 
Os 2,874 metros de distância entre-eixos permitiram espaço e uma bagageira que oferece 673 litros de volume, que podem chegar aos 1.731 litros com os bancos rebatidos. Mais informações brevemente aqui.

Seat Ibiza

Um dos mais vendidos modelos da marca espanhola foi melhorado e apresenta bons argumentos. A sua estética está mais apelativa e é bem moderna, com toques bastante engraçados. O tablier recebe um novo ecrã que consegue controlar diversas funções. O interior está maior e o espaço melhorou, não por muito, mas é suficiente.
Os motores serão os já conhecidos em outros modelos, destacando o 1.6 TDI de 80, 95 ou 110cv e o 1.0 TSI de 95 ou 115cv.

Toyota Yaris GRMN

Um Toyota hot hatch? Finalmente! Era disto que a Toyota precisava para renascer. Claro, o GT86 é um ótimo desportivo, mas custa mais de 44 000 euros. Um novo Toyota atrevido chega na forma do Yaris. Ainda é um protótipo, mas mostra que um Toyota hot hatch está para chegar. Comparando com Yaris normal, o GRMN recebe um spoiler traseiro, decoração exterior,  jantes de liga leve pretas e um para-choques traseiro com apenas uma saída de escape.
O motor escolhido é um 1.8 de quatro cilindros com 210cv, sendo que o tempo dos 0-100km\h deverá ser próximo dos 6 segundos.

Volkswagen Arteon

Uma das principais novidades da marca alemã para 2017 esteve em Genebra: o Volkswagen Arteon, a berlina desportiva que substituirá o Passat CC. Ou seja, será a oferta "premium" da marca de Wolfsburgo, situando-se acima do Passat na sua ampla gama. A nível estético há grandes diferenças para o Passat, com uma frente muito mais poderosa, com linhas bem vincadas e cheias de personalidade. 
No seu lançamento, previsto para o início do Verão, o Arteon disponibilizará três variantes do motor 2.0 TDI, com 150, 190 e 240 cv, os dois primeiros com caixa manual de 6 velocidades, o último com caixa automática DSG de 7 velocidades e tracção integral. Nas motorizações a gasolina conta-se o recente 1.5 TSI de 150 cv com caixa manual de 6 velocidades e o 2.0 TSI nas versões de 190 e 280 cv, ambas com a caixa DSG e a mais potente com tracção integral.

Volvo XC60

Depois do XC90, do S90, da V90 e da V90 Cross Country, chega um renovado modelo à gama da marca sueca. É XC60, o bestseller da Volvo, rival do BMW X3. Ultimamente, a estética de todos os modelos da Volvo é... incrível, agora os Volvo passaram a ser automóveis estilosos e com características que os coneguem libertar da "sombra" dos seus rivais alemãos. O novo XC60 não foge à regra. Também se sabe que o interior é uma mistura de conforto com tecnologia de ponta. Em termos de segurança ativa e passiva, a marca não poupou esforços. Ao Sistema City Safety foi adicionada uma nova função de assistência à direção. O novo sistema Oncoming Lane Mitigation ajuda a evitar colisões com veículos situados noutras faixas de rodagem enquanto o sistema Volvo Blind Spot Indication System (BLIS), que alerta o condutor para a presença de veículos no chamado ângulo morto, foi também atualizado.

*Com total sinceridade informa-mos que as fotografias dos automóveis Aston Martin Valkyrie, Bentley EXP 12 Speed 6e, BMW Série 4, BMW Série 5 Touring, Honda Civic Type-R e Kia Picanto, não foram tiradas por nós. As restantes são puramente nossas. Obrigado e pedimos desculpa.

paixaoemquatrorodas.2015.2016@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora