Especial Salão
Depois de um longo dia em Genebra, voltámos para Portugal com muitas histórias para contar*
Abarth 595 Pista
A Abarth deu a conhecer o novo 595 Pista no primeiro grande Salão Automóvel do ano em solo europeu. O motor 1.4 T-Jet de 160 cavalos coloca-o num patamar intermédio entre o "normal" 595 de 140cv e o 595 Turismo de 165cv. Segundo a marca, o 595 Pista chega dos 0 aos 100km\h em 7,3 segundos e consegue atingir os 216km\h. O novo Abarth recebe um novo sistema de escape Abarth Record, a suspensão traseira Koni e uma transmissão manual de 5 velocidades.
Artega Scalo Superelletra

Aston Martin Valkyrie
O supercarro desenvolvido pela Aston Martin, em parceria com a equipe Red Bull Advanced Technologies, finalmente tem nome: Valkyrie. Revelado no ano passado, o modelo só chegará às ruas a partir de 2018 (se chegar a produção). O motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros debitará cerca de 1.000 cavalos e a velocidade máxima deverá rondar os 400km\h. Surgirá em duas versões: base e track-spec. A versão base irá oferecer performance balística combinada com praticalidade, enquanto a versão "mais desportiva" deverá estar disponível com toques mágicos...
Audi RS5 Coupé

BMW Série 4 (facelift)
BMW Série 5 Touring
A gama Série 5 continua em expansão e agora com a introdução do Série 5 Touring. O rival do Mercedes Classe E Station e do Volvo V90 foi apresentado no Salão de Genebra e já se encontra disponível para encomenda, com os preços a começarem abaixo dos 45.000 euros (quase 3.000 euros a mais que o normal Série 5 em que se baseia) e, com tanta gente a rodeá-la, nem nos deixaram tirar uma fotografia! Parece que vai ser um caso de sucesso.
DS 7 Crossback
Depois de se afastar da Citroen, a DS Automobiles marcou presença no Salão de Genebra com um protótipo de SUV de luxo (é o primeiro produto desenvolvido pela DS de raiz), que pertende rivalizar, se chegar a produção, com o Audi Q5. A potência combinada ronda os 300 cavalos e a DS confirma que deverá conseguir alcançar 60kms utilizando apenas o motor elétrico. Segundo a DS, outros motores deverão surgir quando o modelo chegar à produção, assim como os BlueHDi de 130 ou 150cv, os PureTech de 130 ou 180cv, destacando também o THP de 225cv.
A DS anuncia o sistema Connected Pilot, sistema de condução semi-autónoma, o Park Pilot (ajuda nas manobras de estacionamento), bem como o Night Vision, uma câmara de raios infravermelhos que otimiza a capacidade de detetar vários objetos à noite. Para um ainda melhor conforto, a DS Active Suspension avalia as irregularidades do piso, preparando a suspensão para lidar com o problema.
Ferrari 812 Superfast
A marca italiana Scuderia Ferrari mostrou o substituto do seu incrível F12. Chama-se 812 Superfast e a marca de Maranello anuncia que este será o último Ferrari a contar com o V12 atmosférico. O V12 de 6,5 litros do 812 Superfast debita 800 cavalos de potência e 718 Nm de binário. O tempo dos 0 aos 100km\h é de 2,9 segundos e a velocidade máxima é de 340km\h. A aerodinâmica foi melhorada e o 812 Superfast conta com um eixo traseiro direcional para melhorar a agilidade e o fator "diversão" nas curvas.

Honda NeuV
Já mostrado no CES (Consumer Electronics Show) o Honda NeuV apresenta-nos uma nova forma de deslocação. É o futuro carro citadino, com inteligência artificial e condução 100% elétrica. "Estamos a pensar em tração traseira", diz Jarad Hall à Auto Express, um dos homens responsáveis por este projeto. "Isto significa que será um carro pequeno fixe e desportivo, não algo engraçado e "fofinho". Com a ajuda do Honda Automated Network Assistant (HANA), o NeuV consegue personalizar a experiência de condução do condutor fazendo a leitura das suas emoções e sentimentos. Estranho? Sim. Típico japonês.
Kia Stinger
Arrojada foi a Kia em Genebra, que apresentou a sua nova berlina desportiva, o Stinger, automóvel que a Kia desenvolveu para combater... o BMW Série 4. O coupé da Baviera será agora confrontado com um novo rival oriundo da Coreia. Este novo Stinger é proposto com um motor diesel e dois a gasolina. O a gasóleo é o mesmo 2.2 de 202cv que se encontra no Sorento, e o menos potente a gasolina é um bloco de 2 litros com 250cv. A versão GT vem com um motor V6 twin-turbo de 3,3 litros, com 365cv de potência e 510Nm de binário. O tempo dos 0 aos 100km\h é de 5,1 segundos (V6 3.3) e a velocidade máxima ronda os 250km\h. A marca coreana contratou Albert Biermann, vindo da Divisão M da BMW para ser chefe dos testes de performance e condução do Stinger. Assim, este chefe alemão sabe uma ou duas coisas sobre como construir berlinas desportivas. A Kia ainda não confirmou preços para Portugal, mas espera-se que seja abaixo dos 50.000 euros. A relação preço/potência é um dos trunfos do novo Stinger.
Kia Picanto
A terceira geração do pequeno Kia Picanto segue a mesma linguagem de design que o seu irmão mais velho, o Rio. O novo estilo atrevido conseguiu desviar os olhares em Genebra e o seu interior é feito com materiais de melhor qualidade. O novo Picanto está disponível só com motores a gasolina, sendo que os preços (já confirmados) começam nos 12.219 euros para o 1.0 de três cilindros com 67cv na versão LX, até aos 16.420 euros para o 1.2 de quatro cilindros com 84cv na versão GT Line.
Lamborghini Hurácan Perfomante

Alpine A110
A sub-marca da Renault renasceu com a intrepertação moderna do icónico A110. O desportivo da Renault (ou Alpine como quiser chamar) foi desenvolvido para conceder charme francês em estilo coupé, aos admiradores do 718 Cayman. Pois, é verdade. A Renault pretende enfrentar um dos melhores desportivos atuais. Primeiro, o motor 1.8 litros turbo produz 250cv, cerca de 50cv a menos que o 718 Cayman, mas o A110 pesa pouco mais de uma tonelada, graças a uma carroçaria em alumínio. As prestações também são impressionantes. 0 aos 100km\h em 4,5 segundos (0,1 segundos a menos do 718 S) e uma velocidade máxima ainda não confirmada. Não se sabe bem como os petrolheads iram reagir, pois a utilização de um motor turbo no Cayman não foi lá muito bem recebida e o A110 segue o mesmo conceito. Mas, o problema será mesmo o preço. A Première Edition deverá custar 60.000 euros, mas, até agora, está bastante interessante.

Audi Q8
A Audi já tinha apresentado o protótipo Q8 mundialmente no Salão Automóvel de Detroit. Em Genebra um Q8 laranja foi mostrado ao público, com algumas alterações em relação ao azul mostrado em Detroit. Agora encontramos um Electrically Powered Compressor (EPC), o mesmo utilizado no SQ7, para o V6 TFSi twin-turbo. Como é moda agora, o Q8 Concept é um híbrido plug-in e consegue percorrer à volta de 60kms utilizando apenas o motor elétrico. A potência combinada ronda os 476cv, ótimo para ir de A a B a toda a velocidade e com a eficiência de um equivalente motor de quatro cilindros.
Bentley EXP 12 Speed 6e
O protótipo EXP 10 Speed 6 foi dado a conhecer em 2015 e este ano, em Genebra, a Bentley mostrou a versão descapotável. Aliás, este Bentley descapotável tem uns truques na manga. A marca inglesa estreia-se no mundo dos elétricos e o EXP 12 Speed 6e combina luxo com emoções de cabelo ao vento e consumo de combustível igual a... 0. Pois... já percebeu. Estará o mundo preparado para um Bentley totalmente elétrico? Vamos ver.


Citroen C-Aircross
O substituto do C3 Picasso esteve em Genebra e chama-se C-Aircross. Pode ser ainda um protótipo, mas está perto da versão final. Podemos ver logo de início que este pequeno crossover segue a lógica dos "AirBumps", iniciada pelo C4 Cactus, quando surgiu em 2014. Deverá ser rival direto do Nissan Juke e do Opel Crossland X (também apresentado em Genebra), sendo que o C-Aircross partilha uma parte dos componentes tecnológicos com o seu primo alemão.


Honda Civic Type-R
O atual Civic Type-R é ágil, prático, rápido e faz temer rivais como o Volkswagen Golf R ou o Seat Leon Cupra. Apenas dois anos após o seu lançamento, a Honda já apresentou em Genebra o seu sucessor. Baseia-se na nova geração do Civic e é alimentado por um motor de 2,0 litros e quatro cilindros VTEC com 316 cavalos (mais 10cv que o atual) e 400Nm de binário. Como sempre a Honda "confia" numa caixa de 6 velocidades manual e na tração dianteira, pois Hideki Kakinuma, líder do projeto Type-R, diz que tração às quatro rodas não foi feita para um Civic. Com a objetivo de recuperar o recorde em Nurburgring, a Honda afinou a suspensão e os travões, para o tornar mais preciso em curva.
Hyundai i30 Wagon
Hyundai FE Fuel Cell Concept
A Hyundai à já algum tempo que tem dado algumas pistas acerca de um novo SUV alimentado a hidrogénio. Em Genebra, a marca coreana apresentou o Hyundai Future Eco (FE) Fuel Cell Concept, substituto do Tucson Fuel Cell. A estética é limpa e aerodinâmica e a Hyundai informou que foi inspirada em...água, curiosamente a única "substância" que o FE Fuel Cell emite. O FE Fuel Cell poderá aparecer por volta de 2018 e, mesmo que isso não venha a acontecer, mostra que Hyundai irá apostar num futuro muito ecológico.



Mclaren 720S
Mercedes-Benz AMG GT Concept
Opel Crossland X
Os motores disponíveis no Crossland X serão três a gasolina e dois diesel. O 1.2 Turbo a gasolina, com 110cv, é a nossa escolha para quem apenas conduz na cidade, mas, se fizer muitos quilómetros, em especial na auto-estrada, opte pelo 1.6 Diesel de 99 ou 120cv. Os preços começam nos 17.900 euros.
Opel Insignia Sports Tourer

Porsche 911 GT3

Porsche Panamera Sports Turismo
Range Rover Velar

Seat Ibiza
Toyota Yaris GRMN


Volkswagen Arteon

Volvo XC60
*Com total sinceridade informa-mos que as fotografias dos automóveis Aston Martin Valkyrie, Bentley EXP 12 Speed 6e, BMW Série 4, BMW Série 5 Touring, Honda Civic Type-R e Kia Picanto, não foram tiradas por nós. As restantes são puramente nossas. Obrigado e pedimos desculpa.