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Suzuki Swift: primeiras imagens surgem do Japão

Depois de diversas pistas sobre o próximo Suzuki Swift, finalmente temos uma confirmação oficial de como o carro irá ser e alguns detalhes importantes. Juntamente com duas imagens das duas versões híbridas do novo Swift, a Hybrid RS e a Hybrid ML (ainda não confirmadas para Portugal), veio a informação de que ambas partilham a tecnologia SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki). A ML junta o motor a gasolina Dualjet de 1,2 litros com o sistema de regeneração da travagem e o ISG (Integraded Starter Generator). A versão RS contém a mesma tecnologia, mas baseia-se no motor 1.0 Boosterjet turbo.

Os detalhes lançados sobre o novo Swift também realçam a inclusão de um novo Safety Pack, oferecido nos Swifts Japanese-spec* que inclui elementos de segurança que são uma novidade na marca. Dual Sensor Brake Support, ou DSBS, é um sistema de travagem automática, também estreia na Suzuki, dando ao novo Swift capacidades que não o deixam a muita distância de automóveis com um preço de tabela mais elevado. Uma função também nova na marca é a mudança da intensidade dos faróis, entre mais incandescente ou menos incandescente, dependendo do ambiente que o rodeia. O cruise control também aparece na lista de opções, assim como a escolha entre tração dianteira e tração integral, mas, apesar destas opções e promenores serem bastante interessantes, não à confirmação se algum deles estará presente no Swift "português".O novo Swift será pouco mais longo que o seu antecessor, tal como mais largo e baixo, aumentando o espaço interior. "Leveza e condução divertida serão o foco", diz o diretor de marketing da Suzuki UK, Dale Wyatt, à revista britânica Auto Express. "Sendo o Baleno prático, deixa-nos pensar na dinâmica do Swift". Também houve uma redução de peso em comparação com o atual Swift apesar das suas maiores proporções, graças a um completamente novo chassis e leve que partilha com o Baleno.

O Suzuki Swift Sport, a versão mais desportiva do Swift, chegará por volta de 2018, com o motor de quatro cilindros 1.4 Boosterjet com 140 cavalos já conhecido do Vitara S. Tem apenas mais 4cv que o atual Swift Sport, mas tem mais binário e menos peso.A gama de personalização será estendida, para que não hajam dois Swifts iguais. Apesar de novas tecnologias e um monte de opções de personalização, os preços do Swift deverão manter-se baixos e perto dos preços do carro atual. O novo Swift já se encontra à venda no Japão e tem estreia europeia marcada para o Salão de Genebra deste ano (a "Paixão em quatro rodas" lá estará e irá dar-lhe todas as novidades dos últimos trêns dias do mítico salão).

BMW Série 5: a caminho de Genebra com um novo "pensamento" tecnológico

A sétima geração da berlina Série 5 já foi descoberta à algum tempo, com um bastante visível transformação exterior, um interior atualizado e uma nova linha de mais eficientes motores. As vendas da berlina executiva de quatro portas começam em Fevereiro, com uma pequena passagem pelo salão de Genebra deste ano para a apresentação da Série 5 Touring. 

Em destaque e no topo da gama encontra-se o M550i xDrive M Performance, a mais potente da gama apresentada pela BMW quando apereceu recentemente em meados de Novembro. Pouco difere do anterior M550i, tal como as restantes ofertas da gama, todas com um estilo um pouco desinspirado, mas humilde.

Toma inspiração do atual Série 7, adotando uma forma mais afiada do que o anterior Série 5, incluindo novas óticas dianteiras e traseiras em LED, tal como para-choques modificados e redesenhados. O novo BMW Série 5 cresceu em tamanho, mas apenas um pouco. O comprimento aumentou 36mm para os 4935mm e tanto a largura, como a altura sofreram uma ligeira mudança. O distância entre eixos é 7mm mais longa do que no seu antecessor. Graças a isto tudo, o espaço interior melhorou, notavelmente no espaço para pernas e cabeça. Lá atrás cabem cinco adultos em pleno conforto, da mesma forma em que cabem cinco adultos em pleno conforto num Classe E, mas o novo desenho dos bancos (frente e trás) concede-lhe outro ar, mais juvenil, e certamente menos empresarial. A bagageira também aumentou para os 530 litros (mais 10 litros), mesmo assim, continuando a estar a 10 litros do Classe E berlina.

Ao contrário daquilo que acontece atualmente, o sucessor do Série 5 GT (Gran Turismo), uma espécie rara que combina um estilo género "gigante" (desculpa, BMW), com a mecânica e a qualidade do Série 5 normal, terá um design mais individual. Diversas fontes sugerem que irá adotar o Série 6 GT, provavelmente o substituto do pouco vendido Série 6 Gran Coupé, e que chegará em 2018. Obviamente, aponta-se um preço mais elevado.O novo Série 5 foi desenvolvido na nova plataforma Cluster Architecture (CLAR), predominantemente em alumínio. O piso é feito a partir de magnésio, alumínio e titânio. A BMW diz que a CLAR, juntamente com a poupança de peso, conseguiu reduzir o peso total em 100kg, comparado com a geração anterior.Importante será a chegada do M550d xDrive M Performance em Março, com um motor V8 de 4,4 litros. A concorrência é séria, pois não é um diesel que irá entusiasmar os amantes das super saloon, como o Audi S6 ou o Mercedes-AMG E43. Esta versão M Performance model tem 455 cavalos debaixo do longo capô, dando-lhe um tempo dos 0 aos 100km\h em apenas 4 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada aos 250km\h. Os preços do novo Série 5 estão para ser confirmados, mas esperasse que irá custar marginalmente mais que a anterior geração, mas virá com mais equipamento de série. A sua produção terá lugar em Dingolfing, na Alemanha, também como em Graz, Áustria. Uma versão longa denomida de "Li" será apenas comercializada no mercado chinês e será apresentada no próximo ano, no salão automóvel de Shanghai.

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